Quer começar uma oficina mecânica? Veja o que não pode faltar!

 

Em tempos de crise financeira e falta de oportunidade de emprego, abrir o próprio negócio tem se tornado uma excelente alternativa. Caso você tenha conhecimento em reparação automotiva, começar uma oficina mecânica pode te impulsionar no mercado e, além disso, criar novas oportunidades de trabalho.

Entretanto, montar uma oficina mecânica não é um processo que acontece do dia para a noite. É preciso ter estudo, planejamento e, principalmente, uma mente empreendedora. Existem vários aspectos que precisam ser levados em consideração ao iniciar o próprio negócio.

Por exemplo, o Brasil possui uma grande variedade de montadoras de carros e você precisa estar devidamente preparado para atender quaisquer que sejam os seus clientes.

Sendo assim, preparamos um material de auxílio para você que deseja começar sua oficina automotiva. Continue acompanhando este artigo e descubra quais são os fatores que não podem faltar no seu projeto.

Para começar uma oficina mecânica, planeje!

Tudo começa com planejamento! É de extrema importância planejar todos os aspectos da sua oficina. Informações como em qual região será o imóvel, qual o público-alvo que deseja alcançar e como conquistar a sua clientela são pontos fundamentais que determinam o sucesso do seu negócio.

Portanto, este processo pode levar algum tempo! Mas tenha paciência e conte com ajuda profissional para dar início à sua oficina mecânica. Outros fatores como a quantidade de colaboradores que pretende ter, quais serviços serão oferecidos e o tamanho da estrutura precisam ser estudados com calma.

Se tornar um empreendedor pode ser mais difícil do que se imagina. Entretanto, é possível sim alcançar um status de sucesso com o seu negócio. Portanto, agora que você já sabe alguns dos pontos fundamentais para dar início à sua oficina, vamos para outro fator de extrema importância: quais os equipamentos necessários para oferecer um serviço de qualidade.

Quais são os equipamentos necessários para uma oficina?

Para dar início à sua oficina mecânica, você precisa se preparar da melhor maneira. Desta forma, é indispensável comprar os equipamentos necessários que toda oficina precisa ter. Não necessariamente é preciso ter todos logo de início. Entretanto, o quanto antes você se preparar para atender seus clientes com qualidade e credibilidade, melhor será a reputação dos serviços oferecidos.

Sendo assim, separamos alguns dos equipamentos indispensáveis para você, que deseja começar uma oficina. Acompanhe agora uma lista daquilo que é fundamental para o seu trabalho:

  • Torquímetros;
  • Elevadores;
  • Scanner;
  • Duplicador de vagas;
  • Equipamentos de proteção individual (EPI’s);

Dê um destaque importante para os equipamentos de proteção individual, que muitas vezes acabam passando despercebidos ou não tendo a devida importância. A utilização dos EPI’s são obrigatórias em todas as oficinas e garantem o bem-estar e segurança de todos os seus colaboradores.

Além dos equipamentos, tenha uma equipe de profissionais preparada para manuseá-los da melhor maneira possível. Procure mecânicos de qualidade com o intuito de não oferecer um serviço igual aos demais, mas um especializado.

Uma equipe de mecânicos comprometidos que oferecem um serviço diferenciado, tem o potencial para que você conquiste uma cartela de clientes satisfeitos. Tenha uma visão ampla e procure profissionais que saibam lidar com várias áreas da mecânica, acompanhando todas as mudanças e que conheçam desde o motor até lanternagem e funilaria.

Aproveite as oportunidades e inove!

A sua oficina mecânica também é um espaço para tecnologia! Em tempos modernos, você pode inovar e contar com um serviço tecnológico e digital para a gestão do seu negócio.

É possível controlar suas finanças, orçamentos, controlar a cartela de clientes e o estoque da sua oficina de maneira prática e totalmente digital.

Portanto, otimize os processos da sua oficina! Através da tecnologia, você pode poupar tempo, trabalho e dinheiro na administração do seu negócio.

Caso você ainda não conheça os serviços disponibilizados pela Ultracar, entre em contato conosco! O nosso software pode ser utilizado em qualquer dispositivo móvel, realizando assim a gestão da sua oficina de forma muito mais prática!

 

O que achou deste post? Para mais dicas e informações sobre gestão de oficinas, continue acompanhando o nosso conteúdo por aqui e pelo nosso canal do YOUTUBE!

Você também pode ficar por dentro de novas tendências do mercado e tecnologia na área automotiva.

Voltar

 

Joinville, SC

Fone: +55 47 3461-3390

sindicatos.secretaria@acij.com.br



Desenvolvido por Ultracar