O que é engajamento? Entenda como potencializar sua equipe

 

Você já foi perguntado sobre como anda o engajamento da sua equipe? Ou já escutou este termo repetidas vezes? Se sim, a definição de engajamento estava totalmente clara em sua mente? É comum surgir a dúvida sobre o que é engajamento e como se comporta uma pessoa engajada. Muitas vezes este adjetivo é repetido sem que as pessoas entendam, de fato, o que é um funcionário engajado e qual é sua importância.

Este adjetivo pode dizer muito sobre o ambiente de trabalho da sua empresa, assim como também sobre o seu próprio desempenho profissional. Contar com colaboradores engajados na equipe (e, inclusive, ser um deles!) faz com que a produtividade aumente de forma significativa.

Por mais que o engajamento também seja um fator que surge pela motivação do próprio colaborador, cabe a empresa incentivar e criar um ambiente mais propício para que ele seja potencializado. Neste texto, explicaremos como aumentar o engajamento para levar sua gestão ao sucesso. Continue a leitura!

O que é engajamento?

Quando nos perguntamos sobre o que é engajamento profissional, estamos falando sobre a proatividade, o comprometimento e a responsabilidade do funcionário na empresa. Ele se refere à existência de uma harmonia tanto entre o colaborador e sua equipe como com a empresa como um todo. Uma equipe engajada é formada por colaboradores que estão sempre trabalhando de forma conjunta, em sintonia.

Uma equipe engajada está sempre atrás dos mesmos objetivos. Nela, existe um líder que impulsiona o desenvolvimento dos talentos que a compõem, seja por avaliações de desempenho, feedbacks constantes etc. Um colaborador engajado não vê seu trabalho como individual. Ele entende a importância do que faz para o desenvolvimento da empresa e a conquista de seus objetivos. E, para crescer conjuntamente, essa equipe não é comandada por alguém que apenas delega tarefas. Seu líder anda junto com seu time.

Quando há engajamento, além de existir uma conexão entre os trabalhos realizados, existe também essa mesma conexão e sintonia entre as pessoas, seus objetivos, seus resultados, suas conquistas e a cultura organizacional da empresa.

Porém, quando falamos que um colaborador é engajado, não quer dizer que ele seja ou não plenamente feliz. O engajamento não é igual a felicidade. Porém, ele. Ou seja, para que um profissional seja engajado, ele precisa necessariamente estar motivado. Mas o que sua empresa ganha tendo profissionais engajados?

Quais as vantagens do engajamento?

Pela leitura da própria definição de o que é engajamento no ambiente profissional, não tenho dúvidas que você já percebeu que ter uma equipe engajada é extremamente vantajoso para sua empresa. Mas, quais são exatamente essas vantagens?

 

  1. Organização: Uma equipe engajada é uma equipe organizada. Toda a sintonia gera um ambiente coeso e unitário;
  2. Potencializa resultados: o engajamento traz resultados extremamente positivos na cultura organizacional. Consequentemente, também influencia a parte financeira.
  3. Satisfação dos clientes: Colaboradores engajados têm prazer em trabalhar e atender bem. Os clientes percebem quando a equipe acredita no que faz e esse engajamento reflete diretamente na satisfação dos clientes;
  4. Mais satisfação dos colaboradores: Por mais que o engajamento não reflita a felicidade dos colaboradores, não resta dúvidas que quanto mais eles estão engajados, mais estão motivados e comprometidos com os resultados.

 

Agora que você já sabe algumas das vantagens do engajamento, resta descobrir como deixar sua equipe engajada:

Como aumentar o engajamento?

Faça ações internas

Como já citamos, a motivação influencia diretamente no engajamento de seus colaboradores. Então, o primeiro passo é manter a motivação sempre em alta. Para isso, é necessário que o gestor proponha atividades que promovam a motivação dos funcionários.

Caso um colaborador não esteja exercendo a função que deseja dentro da empresa, ele dificilmente estará motivado. Nesta situação, talvez seja a hora de conversar com o responsável e propor uma troca de cargo ou uma imersão daquela pessoa na área. Mas a situação pode ser a de sua equipe estar desanimada porque não consegue ver resultados. Uma das soluções para esta situação é simples: proponha metas e comemore quando batê-las!

Cuide do ambiente físico

Todo o ambiente de trabalho deve ser propício para manter os profissionais motivados, desde as partes mais básicas do ambiente de trabalho, como a limpeza regular do ambiente até o oferecimento do aparato tecnológico necessário para que o colaborador execute seu trabalho. Não tente economizar comprando o que pode estragar rapidamente, invista em boas ferramentas!

Mantenha a equipe envolvida

É essencial que os colaboradores tenham ciência da sua função e da importância dela dentro da empresa. Ou seja, eles precisam saber exatamente qual o papel que devem desempenhar dentro de um todo e quais os caminhos e resultados almejados pela empresa. Se todos tiverem essa consciência em nível organizacional, saberão para onde a empresa quer ir. Dessa forma, se eles estiverem de acordo com os respectivos valores, farão de tudo para alcançar os objetivos.

Crie um laço de confiança

Vale também ressaltar que existe a responsabilidade do próprio colaborador de se automotivar. Ou seja, a motivação e o engajamento não são responsabilidades apenas da empresa e de suas ações. Fatores pessoais e externos à empresa também afetam o engajamento dos colaboradores. Eles, portanto, devem se manter focados e motivados, visando sempre o maior nível de interação possível com seus projetos para o crescimento da empresa.

Neste caso, a empresa precisa se mostrar como um lugar de acolhimento, que não diferencia o ambiente profissional e pessoal em momentos difíceis. Lembre-se sempre que o capital humano é o bem mais precioso da sua empresa. Portanto, trate-o de com sensibilidade, de forma responsável e justa. Assim, é possível desenvolver o melhor de cada membro do seu time de forma saudável.

 

Voltar

 

Joinville, SC

Fone: +55 47 3461-3390

sindicatos.secretaria@acij.com.br



Desenvolvido por Ultracar