Como escolher uma bateria automotiva? Conheça suas particularidades

 

Responsável por iniciar a ignição do veículo, a bateria automotiva é primordial para todo automóvel. Devido a sua importância, devemos levar em consideração alguns fatores no momento de escolhê-la, bem como mantê-la com o funcionamento em dia e trocando-a quando necessário.

Na hora da troca é comum as pessoas terem dificuldade para selecionar a melhor bateria para o seu veículo, e às vezes pagam muito por um produto que entrega mais do que o necessário para durar o mesmo tempo que a bateria ideal para o seu veículo.

Acompanhe, a seguir, algumas dicas sobre como funciona e sobre como escolher uma bateria para o carro:

Como funciona a bateria automotiva?

A bateria é uma das principais peças do carro e possui duas funções principais: uma delas é dar força ao arranque e a outra é gerar energia para todos os outros componentes elétricos do seu carro, como faróis, rádio, limpadores de para-brisa e outros.

Trata-se de uma peça com vários compostos eletroquímicos, por isso requer manuseio com cuidado. Portanto, sempre deixe a cargo de um profissional ou, se for necessário mexer na bateria do carro, nunca esteja com anéis, aliança ou outros materiais condutores de eletricidade.

Quando trocar?

O tempo de vida útil de uma bateria automotiva depende do tipo escolhido. É preciso estar atento para fazer a manutenção ou troca na hora certa.

Um problema grave que pode ocorrer da oxidação que se forma em volta dos bornes, impedindo assim o contato. Essa corrosão de cor esverdeada se forma quando há um transbordamento do líquido da bateria entre os bornes e a base de plástico.

Isso ocorre quando, ao tentar trocar a bateria, o motorista não abre totalmente os contatos (que são aquelas braçadeiras que ficam muito apertadas) e na pressa tenta encaixar dando algumas pancadas.

Isso danifica a base de plástico da caixa da bateria. Essa corrosão pode também danificar toda sua fiação. Infelizmente, quando isso ocorre é necessário fazer a troca imediata da bateria.

Qual delas comprar?

Muitos pensam no preço da bateria automotiva como o principal fator para decidir a compra. Mas, quanto maior o preço, melhor a qualidade e durabilidade do produto. Uma bateria vale basicamente a quantidade de chumbo usado na fabricação. Sempre foi assim, mas hoje em dia o INMETRO interferiu e os resultados são evidentes, com uma melhor qualidade.

Então, o primeiro fator para se fazer uma boa compra é localizar o selo do INMETRO na bateria, o que garante o conteúdo.

Também é importante direcionar a escolha de acordo com a amperagem e hora, bem como o tempo de garantia da bateria. Prefira as baterias de amperagem/hora maior possível, de acordo com o tamanho específico para seu carro.

E, por fim, observe os termos e tempo de garantia: é oferecida garantia de sobrecarga? Quais situações anulam a garantia? Trata-se de uma bateria original com garantia de fábrica? Essas respostas ajudarão a optar pela bateria de maior qualidade.

Leia também: 6 dicas de gestão de estoque que vão te ajudar a aumentar a produtividade na sua oficina e gerar lucro!

Quais são seus perigos e cuidados?

Uma bateria não causa choque. Isso é uma lenda causada pela desinformação. Mas ela pode ser mais perigosa do que um simples choque.

Os riscos são queimadura e explosão. As queimaduras ocorrem quando se junta um pólo no outro, fechando curto na bateria – assim haverá grande liberação de energia. Materiais que são condutores de corrente, como ouro, não devem ser manipulados junto com a bateria (como alianças e anéis).

Por fim, há várias marcas disponíveis no mercado e por isso, procure utilizar a marca que melhor se adequeàs suas necessidades e faça sempre a manutenção preventiva de sua bateria. Escolher a bateria de carro envolve conhecer algumas dicas simples e também contar com profissionais e lojas de confiança, que possam fazer o melhor pelo seu automóvel.

 

Voltar

 

Joinville, SC

Fone: +55 47 3461-3390

sindicatos.secretaria@acij.com.br



Desenvolvido por Ultracar