Como aumentar minha produtividade no trabalho? 5 dicas para trabalhar melhor

Como aumentar minha produtividade? Não há dúvidas de que um dos desejos mais pretendidos por empreendedores e colaboradores é o de potencializar a produtividade. Porém, muitos acreditam que para ser mais produtivo é necessário ser multitarefas ou, até mesmo, ter que sacrificar a qualidade do que se está fazendo.

Com este pensamento, as pessoas tentam lidar com diversas tarefas ao mesmo tempo. Mas, ao contrário do que se pensa, nossa capacidade de fazer várias atividades ao mesmo tempo é baixíssima. E, ao insistirmos, o resultado se mostra em tarefas inacabadas e mal feitas devido a falta de atenção e foco.

Portanto, para manter tanto a produtividade como a qualidade alta é necessário que você preste atenção em alguns fatores essenciais. Para te ajudar nessa tarefa, daremos algumas dicas importantes. Confira!

1. Organize as tarefas e metas

A primeira dica para manter sua produtividade alta é organizar exatamente quais tarefas e metas você precisa fazer e cumprir. Para isso, faça uma lista com todas as atividades que você precisa fazer. Você pode construir a lista da forma que preferir, como em planilhas, aplicativos ou no papel.

Mais do que apenas anotar tudo que você tem que fazer, você deve organizar as tarefas e metas em graus de prioridade. Dessa forma, você conseguirá cumprir as mais importantes primeiro, o que te dará mais tranquilidade e motivação. Mas, cuidado! Não fique apenas organizando e listando. Lembre-se que você também deve executar e cumprir o que estipulou.

2. Busque conhecimento

Sua produtividade também reflete seu conhecimento e sua capacidade de executar o trabalho da forma mais eficaz possível. Por isso, é fundamental que você pesquise, estude e se reinvente sempre. Não aceite continuar no mesmo lugar.

Fazendo isso, você terá cada vez mais opções para solucionar seus problemas e desafios no trabalho. E lembre-se: conhecimento nunca é demais. Você jamais será prejudicado por buscar se qualificar e aprender. Pelo contrário, você sairá da rotina e se sentirá mais produtivo.

3. Mantenha uma boa alimentação, descanso e saúde

Você já percebeu a diferença do seu desempenho e disposição em um dia no qual você dormiu bem e em um dia em que você dormiu pouco? Provavelmente você sentiu uma queda drástica. Por isso, é imprescindível manter uma boa alimentação, descansar o suficiente e cuidar da saúde da melhor maneira possível.

Com seu corpo física e psicologicamente equilibrado, você alcançará o auge da sua produtividade. Portanto, coma de forma saudável, tente dormir no mínimo oito horas por noite e desenvolva bons hábitos. Dessa maneira, você verá que sua produtividade irá melhorar significativamente.

4.Tenha cuidado com as redes sociais, internet, celulares e afins

Sem dúvidas as redes sociais, internet e celulares são os grandes responsáveis por diminuírem a produtividade dos colaboradores hoje em dia. Eles fornecem distrações a todo o tempo e podem afetar consideravelmente sua concentração e foco.

Obviamente, todos sabemos que estes dispositivos fazem parte de nossas vidas e nossas rotinas, mas você deve fazer de tudo para que eles não interfiram em sua produtividade. O ideal é que, enquanto estiver no ambiente de trabalho, desligue o telefone e/ou desative as notificações de redes sociais para que sua concentração não seja desviada. E quando for necessário acessá-los, tenha em mente que o uso deve ser breve.

Portanto, o que vale aqui é a moderação e o bom senso. Avalie quais são os momentos convenientes e apropriados para cuidar de suas redes sociais ou usar o celular.

5. Supere-se

Por mais que fatores externos afetem sua produtividade, você e seus esforços são os grandes responsáveis pela qualidade e quantidade do que você produz no trabalho. Dedicação, perseverança e foco são essenciais em sua rotina para cumprir seus objetivos.

Portanto, supere-se a cada dia. Busque fazer o seu melhor em todos os instantes, seja no trabalho ou em qualquer outro ambiente. Seus resultados serão consequências diretas desses esforços!

Dica bônus!

Utilize a técnica de Pomodoro para aumentar sua produtividade significativamente. Entenda como funciona: 1) Faça sua lista de tarefas pendentes em ordem de prioridade; 2) Programe um cronômetro ou despertador para 25 minutos; 3) Comece a fazer a primeira tarefa e não se distraia durante este tempo (não faça nenhuma outra atividade, não veja e-mails e não use o celular); 4) Quando o despertador tocar, faça uma pausa de 5 minutos (beba água, dê uma volta, relaxe!); 5) Retome a execução da tarefa depois da pausa por mais um “pomodoro” (25 minutos); 7) A cada quatro “pomodoros”, faça uma pausa mais longa de 30 minutos; 8) Recomece o ciclo até terminar as tarefas!

Fonte: IAA